Jejum Intermitente

Jejum Intermitente
“Quer emagrecer? Coma um bom café da manhã para deixar seu metabolismo acelerado logo de manhã! O café da manhã é a refeição mais importante do dia!”

“Quer emagrecer ainda mais? Então coma de 3 em 3 horas para manter seu metabolismo acelerado o dia todo!”

Com certeza você já ouviu isso antes, não? Pois é,  não existe um único caminho certo para emagrecer, e sim diversos caminhos para a perda de peso.
E um desses caminhos envolve pular o café da manhã e não ficar comendo porções de passarinho o dia inteiro. Sim, esse é o caminho do jejum intermitente. Já ouviu falar nele?
Jejum Intermitente (JI) ou intermittent fasting atualmente é um dos temas mais populares no mundo do emagrecimento e da boa forma. As pessoas estão usando o JI para emagrecer, melhorar a saúde e facilitar o dia a dia.
Há várias pesquisas científicas sendo feitas sobre o jejum intermitente , que estão descobrindo como ele afeta seu corpo e seu cérebro, e como jejuar pode ajudar você a viver mais e melhor .
Para entender melhor como emagrecer com o jejum intermitente, assista ao vídeo do Rodrigo Polesso, expert brasileiro no assunto 

Jejum Intermitente (JI) é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.
Aqui não se trata de QUAIS alimentos você deve comer (ao contrário das dietas), mas sim de QUANDO você deve comer.
Assim, podemos dizer que o JI não é uma dieta, mas sim um “estilo de alimentação”.
Os protocolos mais comuns de jejum intermitente são compostos por jejuns diários de 16 horas, ou jejuns de 24 horas duas vezes por semana.
Como o Jejum Intermitente Funciona?
Ao jejuar, várias coisas ocorrem dentro das células de seu corpo. Por exemplo, seu corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada disponível para as células.
Falando nas suas células, elas também iniciam processos fundamentais de reparo e recuperação, além de alterar a expressão dos genes (isso é bom!).
Abaixo estão algumas das mudanças que ocorrem no seu corpo ao jejuar:
Hormônio do Crescimento (HGH):
Os níveis de hormônio do crescimento têm um pico, chegando a ficar 5 vezes maiores do que antes. Isso traz grandes benefícios na queima de gordura e no ganho de massa muscular .
Insulina:
A sensibilidade à insulina melhora e os níveis de insulina no sangue caem dramaticamente. E níveis mais baixos de insulina no corpo permitem que mais gordura armazenada fique disponível para ser queimada .
Reparos Celulares:
Em jejum, seu corpo inicia processos de reparo celular, que inclui a autofagia, onde células digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas. Essas proteínas velhas podem levar ao surgimento de câncer .
Expressão Genética:
Há mudanças na função dos genes ligados à longevidade e proteção contra doenças .
Estas mudanças nos níveis hormonais, função celular e expressão genética são responsáveis pelos benefícios do jejum intermitente, que iremos ver com mais detalhes a seguir.
7 Benefícios e Resultados do Jejum Intermitente
Há diversos estudos feitos sobre o JI tanto em humanos como em animais.
O que estes estudos mostraram foi que o jejum intermitente é uma ferramenta poderosa para o controle de peso e também para a saúde do corpo e do cérebro. O jejum pode, inclusive, fazer você viver muito mais anos!
Veja abaixo a lista dos principais benefícios do JI:
1 – EMAGRECIMENTO
Como já mencionamos antes, o jejum intermitente vai ajudar você a perder gordura sem precisar restringir o consumo de calorias de forma consciente .
2 – RESISTÊNCIA À INSULINA
O JI pode reduzir a resistência à insulina, baixando em 3-6% e os níveis de insulina em jejum no sangue em 20-31%.. Em tese, isso é o suficiente para proteger contra diabetes tipo 2.
3 – INFLAMAÇÃO
Alguns estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crônicas .
4 – CORAÇÃO SAUDÁVEL
O JI pode reduzir o colesterol LDL, as triglicérides, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração .
5 – PREVENÇÃO DO CÂNCER
Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir câncer .
6 – CÉREBRO SAUDÁVEL
O JI aumenta no cérebro um hormônio chamado BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas . O JI também pode ajudar a proteger contra doença de Alzheimer .
7 – ANTI-ENVELHECIMENTO
O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais .
É preciso destacar aqui que as pesquisas sobre o jejum intermitente ainda estão em estágio inicial. 


Comentários